terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Vitiligo: avanços no tratamento


O vitiligo é uma doença que se caracteriza por manchas brancas na pele, sem qualquer alteração de relevo ou de sensibilidade. É uma das doenças que mais geram preconceito. A doença não é contagiosa; entretanto, sua gravidade é estética com o aparecimento de manchas pelo corpo, podendo afetar grandes áreas da pele.

Vitiligo | Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
Exemplo de um caso de vitiligo


Acredita-se que o vitiligo seja causado por uma agressão autoimune, em que o próprio organismo faz com que células de defesa ataquem a célula que fabrica a melanina, o pigmento que dá a cor da pele.  A possibilidade da reversão do quadro é maior quando o paciente inicia o tratamento logo que surge o vitiligo. Além disso, quanto mais jovem for a pessoa, e quanto mais longe as manchas estiverem das extremidades, melhor é a resposta para o tratamento. Toda mancha de vitiligo que passa por traumatismos repetidos, como, por exemplo, manchas na área da barba, tendem a aumentar de tamanho.

É importante a busca de ajuda de um dermatologista, assim que observados os primeiros sinais da doença. Novos medicamentos, tanto por via oral como por aplicação local, têm se mostrado muito eficazes. O tacrolimo e, mais recentemente a sinvastatina, mostraram-se eficazes num bom número de casos. 

"Se você é portador de vitiligo procure o seu dermatologista e discuta sobre a indicação desses e de outros medicamentos. Lembre-se: o início precoce do tratamento representa importante fator de solução no vitiligo", ressalta Hugo Weiss dermatologista. 


Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista


Fique conectado:



Nenhum comentário:

Postar um comentário