terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Rosácea: o que é e como tratá-la


Rosácea | Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
A rosácea é uma doença crônica e muito comum, bem parecida com a acne. Ataca principalmente pessoas de pele clara, nas proeminências da face e tem como característica a capacidade de criar vermelhidão, que inicialmente decorre de estímulos de calor, alimentos apimentados, bebidas alcoólicas, calefação, etc. Posteriormente, pode ser permanente. O dermatologista Hugo Weiss explica melhor sobre a doença.


Características da rosácea, por Hugo Weiss


A rosácea pode se manifestar entre os 30 e 60 anos e sua causa ainda é desconhecida.
Inchaço e vasinhos dilatados nas áreas afetadas, acompanhados ou não de “espinhas”, são aspectos sugestivos da doença. Em caso de suspeita, deve-se procurar um dermatologista.

Rosácea | Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
Exemplo de como a rosácea se manifesta 

O avanço da doença sem tratamento adequado pode causar constrangimento social ao paciente, pois a pessoa adquire um aspecto de "alcoolista crônico". Os tratamentos são variados, podendo compreender o uso de antibióticos orais, medicações tópicas e dietas específicas. É muito importante que se evite o uso de loções irritativas. A aplicação diária de filtro solar é extremamente importante, mesmo em dias nublados ou com chuva. Mais recentemente o uso da luz intensa pulsada tem se mostrado eficaz, com acentuada redução dos sintomas e melhora cosmética da pele, tornando-a mais homogênea.

“O controle da rosácea pode ser difícil. Mesmo quando é alcançado, recomenda-se manter por até dois anos a dieta, a proteção solar e visitas periódicas ao dermatologista para possíveis ajustes no tratamento”,  recomenda Hugo Weiss.



Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista



Fique conectado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário