quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Picadas e queimaduras: como aliviar a coceira e a dor

O verão é a época em que mais nos expomos ao meio ambiente. Seja na praia, seja no campo, seja em rios ou piscinas, acabamos dividindo o espaço com aracnídeos, insetos e outros seres vivos. Quando menos esperamos, essa interação acaba causando dano a nossa pele e nosso corpo. E aí, o que fazer?



Verão | Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista


  • Aranhas: 

O Sul e o Sudeste são ricos em aracnídeos, dos mais diferentes tipos, sendo os mais frequentes acidentes ("picadas") causados pela aranha armadeira e pela aranha marrom. A atitude a ser tomada é procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo e ligue para o CIT (Centro de Informações Toxicológicas) pelo fone 0800-721-3000. O atendimento funciona 24 horas. Lembre-se: a ação rápida controla o caso mais rápido.

  • Água-viva: 

Se o número de áreas avermelhadas, lineares e inchadas que aparecerem na pele for grande, procure um pronto atendimento médico. Em caso de lesões localizadas, normalmente compressas geladas seguidas da aplicação de cremes com corticóide ajudam bastante até você estabelecer contato com seu médico.

  • Mosquitos: 

Cresce a cada dia o número de pessoas alérgicas à picada de mosquitos. A primeira medida é a prevenção. O uso de repelentes e a colocação de telas adequadas nas janelas são algumas delas. Compressas com água gelada e chá de camomila são indicados para os casos mais simples. Nos casos em que as lesões são múltiplas, o uso de cremes de corticóide e anti-alérgicos via oral são a medida correta enquanto o seu médico não é contatado.

Hugo Weiss dermatologista aconselha que, em qualquer um desses casos, você evite passar as unhas para aliviar a coceira, pois poderá deixar marcas permanentes. "Tome cuidado especial com as crianças, pois o quadro pode ter consequências mais graves", destaca Hugo Weiss.

Agora, é só seguir essas dicas e aproveitar seu verão!


Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista


Fique conectado:


Nenhum comentário:

Postar um comentário