quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cuidados com a automedicação

Autodiagnostico | Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
 No consultório médico, é comum ouvirmos pacientes que se medicam com cremes, pomadas e remédios. O acesso à informação está mais fácil, de modo que a automedicação também tenha se tornado mais frequente entre as pessoas.

Entretanto, o uso de qualquer medicamento pode prejudicar o diagnóstico feito por um médico, pois mascara o real quadro da doença. Assim, a gravidade da situação também é encoberta. O uso de pomadas de cortisona ou antibióticos pode, por exemplo, esconder um câncer de pele. Alguns medicamentos utilizados para combater alergias, além dos sabonetes antissépticos, pode agravar as reações alérgicas ao invés de trata-las.

Sem contar os cosméticos: alguns prometem atenuar a aparência das rugas, mas, no fim, acabam deixando a pele vermelha e descamando. Além de não atingir o resultado esperado, será preciso um novo procedimento para tratar dos danos causados pelo produto.

Mesmo medicamentos já utilizados anteriormente podem ser um problema. Não só porque muitas pessoas reaproveitam as “sobras” do medicamento, às vezes vencido, e não obtém melhora, como porque o quadro vivenciado pode não ser idêntico ao anterior, necessitando de outro tratamento.

Por isso, ao apresentar sintomas de qualquer doença, evite se automedicar e procure um médico que irá lhe auxiliar adequada e rapidamente.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista



Fique conectado:


Nenhum comentário:

Postar um comentário