quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Células-tronco, a fonte da juventude?


Imagine chegar ao consultório médico recuperar sua pele de 10 anos atrás com micro injeções. Parece sonho? Parece, mas a ciência está correndo para transformar esse sonho em realidade.

Célula-tronco | Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
 As células-tronco extraídas da gordura humana têm grande potencial em se transformarem em gordura, cartilagem e até células do pâncreas. Além disso, liberam inúmeras substâncias benéficas ao organismo, incluindo o hormônio do crescimento, produtos anti-inflamatórios e estimuladores da formação de vasos. Facilitam a cura de feridas e têm potencial na regeneração de tecidos, como, por exemplo, no envelhecimento da pele.

Inúmeros estudos mostram que as células-tronco podem trazer profunda transformação na forma, atingindo resultados no campo da dermatologia estéticos e em inúmeras outras áreas da medicina. Todos os médicos envolvidos nessas áreas esperam ansiosamente poder usá-las no dia-a-dia.
Mas cuidado: muitas empresas, incluindo fabricantes de cosméticos, prometem milagres com o uso de célula-tronco no tratamento da flacidez, rejuvenescimento, aumento de mamas, diminuição da velocidade do envelhecimento, etc.

"Estamos todos entusiasmados com o grande potencial que essas células oferecem, mas muitas respostas ainda estão longe de serem respondidas e muitos possíveis riscos ainda estão sendo estudados. Ainda falta muito para estabelecer as doses a serem utilizadas, a eficácia e a segurança do método", explica o dermatologista Hugo Weiss.

A Clínica Weiss desestimula e não aplica o método, mas está certa de que os inúmeros estudos realizados no Brasil e em muitos países poderão trazer grandes avanços para a dermatologia e, consequentemente, satisfação para médicos e pacientes. Basta aguardar o momento certo, de olho nos avanços de um futuro próximo, mas com cautela em falsas promessas do presente.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista


Fique conectado:



Nenhum comentário:

Postar um comentário