domingo, 26 de janeiro de 2014

Calos nos pés: previna-se!

Todas as vezes que a pele é submetida à pressão ou fricção constante ela se espessa, para se "defender" da agressão. Essas áreas de espessamento, mais frequentes nas palmas e plantas, são chamadas calos.
Nas mãos em geral estão associados à função que a pessoa exerce, por exemplo, músicos, lavradores etc.
Porém é nos pés que os vemos com mais frequência, e onde causam maior incômodo. Além de inestéticas, essas áreas de espessamento das camadas mais superficiais da pele atuam como se fossem grãos, que ao serem comprimidos pelos calçados, por exemplo, machucam a pele ao redor causando dor, e quando se formam sobre os ossos, a dor pode ser muito severa.





Como prevenir-se dos calos nos pés:

  • Preste muita atenção na hora que for comprar um sapato, e se possível experimente-o no final do dia, quando os pés estão mais inchados;
  • Qualquer calçado que aperte os pés deve ser abandonado. Lembre-se que, depois de formados, os calos são muito difíceis de tratar;
  • Procure variar de calçado. Assim os pontos de pressão/atrito variam também;
  • Hidrate os pés, de preferência antes de dormir. A pele hidratada tem mais elasticidade e menores chances de lesão;
  • Caminhar descalço em terrenos não muito ásperos, na areia ou mesmo dentro de casa é um ótimo exercício para os pés, além de dar tempo dos seus pés "descansarem" dos calçados.
E lembre-se, uma vez formados não tente cortar ou raspar seus calos em casa. Os ferimentos resultantes podem infeccionar e causar muitos problemas, diz Hugo Weiss dermatologista.




Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Hugo Weiss Telefone: 3395-1166        


Nenhum comentário:

Postar um comentário