quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

QUEIMADURA DE SOL: O QUE EU FAÇO?




Você ouviu o ano inteiro as orientações sobre o uso de filtro solar adequado, reaplicado de duas em duas horas, não se expor diretamente ao sol no horário das dez às dezesseis horas, usar boné ou chapéu e óculos escuros. Mas não seguiu as orientações, ou deixou uma área da pele sem filtro solar e de repente começa a sentir uma ardência, aparece o vermelhidão característico e o sol arde cada vez mais na pele. "Aí começam as opiniões familiares: use isso, use aquilo..." diz Hugo Weiss.


Picture of sunburn



Então vamos às orientações:


- Saia do sol. Lembre-se que mesmo na sombra a radiação solar pode afetá-lo. Use roupas frescas e de mangas compridas. Não se esqueça que o ultra violeta A atravessa vidros.
- Evite formulações caseiras;
- Se você não tiver problemas médicos com aspirina, ingira 1 comprimido de 500mg a cada oito horas
- Tome um demorado banho com água gelada;
- Aplique generosa quantidade de hidratante à base de aloe vera;
- Beba bastante água, a hidratação do corpo é fundamental;
- Se aparecerem bolhas, elas não devem ser rompidas: se as bolhas e o vermelhidão forem intensos é necessária a procura de um médico.
- Se a pele descamar, não use as unhas ou outros métodos para removê-la.
- Lembre-se: crianças são muito sensíveis à radiação solar e a queimadura pode levar à desidratação, sendo caso de consulta médica mesmo em casos moderados.


"Lembre-se que a pele jamais esquece as queimaduras solares. A soma delas e das exposições sem proteção solar é o que leva à formação do envelhecimento precoce e do câncer da pele", lembra Hugo Weiss.


Nenhum comentário:

Postar um comentário