sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CHEGOU O VERÃO: PROTEJA-SE E APROVEITE. COMO ESCOLHER UM BOM FILTRO SOLAR.

"A natureza lhe dá a face que tens aos 20 anos: agora, é seu o mérito da face que terás aos 50".Coco Chanel


O Verão é momento de descontração, reunião com os amigos e relaxar.  Mas não podemos permitir que esses momentos de alegria causem danos sérios à nossa pele. Aspecto ressequido, cheio de manchas, rugas, envelhecimento precoce e até o temido câncer da pele são sabidamente consequência da exposição inadequada ao sol. Use filtro solar adequado e você verá porque. 
Hugo Weiss explica com mais detalhes a formação da radiação que atinge a nossa pele quando nos expomos ao sol

A luz do sol:

radiação visível representa 39% da Energia Solar, é responsável pelo desencadeamento de reações fotoalérgicas e fotoenvelhecimento, penetra totalmente na pele. A radiação infravermelha representa 56% da Energia Solar, provoca sensação de calor, eritema calórico e queimaduras e desidratação cutânea. É absorvida pela derme, aumenta o fotoenvelhecimento. Potencializa os danos causados pela radiação UV. A radiação ultravioleta é responsável pela pigmentação cutânea e bronzeamento, divide-se em :
UVC(200 a 290nm) retida na camada de ozônio, causa eritema ;
UVB(290 a 320nm) não atravessa o vidro, atinge totalmente a epiderme e parcialmente a derme. Ocorre pigmentação indireta (72horas), eritema, queimadura e modificações celulares (308 a 310nm).
UVA I ou longo(340 a 400nm) e UVA II ou curto(320 a 340nm) atravessa atmosfera e vidro,atinge totalmente a epiderme e a derme. Ocorre pigmentação direta, elastose,ressecamento cutâneo, flacidez, hiperqueratose e hiperpigmentação, provoca efeitos menores que UVB, mas recebemos de 25 a 100vezes mais UVA do que UVB (350 a 365nm).
"O sol e a praia fazem parte da nossa cultura. Proteja-se adequadamente e aproveite o Verão" diz Hugo Weiss


Escolha o filtro solar correto:

O filtro solar correto para a praia deve ser uma combinação de filtro físico e químico. O segredo é ver na embalagem se consta titânio e/ou zinco na composição, seja cosmeticamente agradável, tenha proteção tanto para ultravioleta B quanto para ultravioleta A. A proteção para ultravioleta B deve ser de no mínimo 30 (FPS) e que tenha uma boa resistência à água. Não esqueça de verificar o prazo de validade e não deixe a embalagem exposta em ambiente muito quente ou diretamente ao sol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário