sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Cosméticos com efeito tensor funcionam?

Conhecidos por seu efeito lifting, ou com a denominação de "efeito Cinderela", os cosméticos tensores prometem realizar o sonho de muitas mulheres, e, porque não? De muitos homens também.



Sem cirurgia ou procedimentos mais invasivos, visam melhorar o contorno do rosto e conferir maior firmeza à pele.


Como funcıonam?

Sua ação depende da presença de proteínas tensoras na fórmula que, quando se desidratam após a aplicação do produto sobre a pele, se retraem, apresentando assim um efeito tensor instantâneo.

Vale lembrar que o efeito é transitório, durando algumas horas após a sua aplicação e que o seu melhor efeito acontece com fórmulas com base gel ou serum. No caso de peles maıs ressecadas pode-se aplıcar um hıdratante após alguns mınutos.

E quais as principais substâncias que promovem um efeito tensor? 

A primeira substância com efeito tensor realmente comprovado foi o DMAE. Desde essa época outras substâncias foram pesquisadas e introduzidas em fórmulas tensoras isoladas ou nos hidratantes em uso.

O tensine e o raffermine atuam em conjunto, com muitos bons resultados. O raffermine, além do seu efeito tensor se propõe a hidratar a pele e reduzir o dano ao colágeno, melhorando alterações relacionadas ao envelhecimento da pele com rugas e flacidez. 

Outra substância muito eficiente é o ácido hialuônico, nas concentrações entre 5% a 10%. É um hidratante excepcional, melhorando inclusive os sulcos mais finos. 

Existem muitas outras substâncias para essa finalidade, como pantenol, vitamina E, niacinamida e o ácido glicólico, para citar mais alguns.

Os melhores veículos para os tensores são os na forma de serum ou gel, pois permitem o melhor contato com a pele. Quanto mais oleoso o produto, menor será a sua ação.

Lembre-se que o dos tensores é transitório (daí o chamado "efeito Cinderela"), durando entre duas e quatro horas. Perfeito para uma festa ou mesmo para ser usado no dia a dia, conferindo um aspecto mais suave e descansado.

Outro lembrete importante é que, se você estiver muito cansada ou desidratada, o resultado pode ser menos intenso do que o habitual. 



Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário