terça-feira, 27 de agosto de 2013

Cutículas: peça-chave para unhas bonitas


As cutículas são, tradicionalmente, empurradas e cortadas sem piedade. Mas você já pensou que esse pedacinho de pele que recobre o contorno das unhas pode ser essencial se para ter unhas bonitas?

As cutículas são muito importantes na proteção das unhas logo que elas “nascem”. Ao empurrá-las, principalmente com instrumentos de metal e cortá-las, uma parte importante da proteção das unhas é removida, além do traumatismo direto que está sendo causado.

Assim, depois de algum tempo, as unhas se tornam onduladas e cheias e pontos brancos e a pele dessa região se torna mais propensa às inflamações e até mesmo as temidas micoses.





Como devemos fazer para conseguir unhas bonitas, com aspecto bem tratado sem remover as cutículas?


  • Use somente instrumentos de madeira para afastar delicadamente as cutículas (lembra do famoso pauzinho de laranjeira?).
  • Hidrate, hidrate, hidrate! Ao passar creme nas mãos reserve alguns segundos e aplique um produto adequado na região das cutículas, se possível um hidratante específico.
  • Pode-se conseguir a redução da quantidade de cutículas com uso de cremes específicos para este fim. O resultado é percebido em poucas semanas e ainda tem a vantagem de não deixar aquelas indesejáveis “peles levantadas” ao redor das unhas.
  • Sempre use luvas de borracha quando lidar com detergentes ou desinfetantes, para evitar o ressecamento excessivo da pele ou alergias.


Cuidar das cutículas, muito mais do que vaidade, é cuidar da saúde das unhas, lembra Hugo Weiss dermatologista.


Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário