sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Nem tudo é o que parece

Está sendo compartilhado pela internet um texto com imagens fortes que contém informações completamente erradas em termos médicos. Mesmo assim, ele nos ensina algumas lições. A primeira delas é que temos que ter cuidado ao fazer julgamentos apressados. Nem tudo o que está escrito é verdadeiro.

A segunda, é que a prática do ato médico é muito complexa. O que numa primeira consulta, através das informações colhidas do paciente e das observações dos sinais e sintomas, se trata de uma situação mais simples pode, no decorrer dos dias, alcançar uma gravidade maior e mais perigosa. Por isso sempre afirmamos que a relação entre  médico e paciente, e um diagnóstico e tratamento, se constroem com a observação acurada da evolução do quadro e da comunicação entre ambos, médico e paciente.

Leia a seguir o texto que, acompanhado da imagem ao lado, está circulando pela internet:

"Era apenas um Cisquinho!!! A pessoa havia ido ao médico, pois estava sentindo um incomodo muito grande em um dos olhos, devido ao que presumia ser um cisco, pois havia arrumado uns armários no porão da casa, onde tinha muita poeira, fungos e coisas velhas. O médico disse que era apenas um 'cisquinho de nada' e prescreveu um colírio anti-alérgico contra a irritação..

Dias depois, o incomodo ainda persistia e o olho estava muito inchado, então decidiu consultar um outro médico que retirou o 'cisquinho'. Trata-se de um óvulo do protozoário toxoplasma gondi, um coccídio causador da toxoplasmose muito comum no líquido peritoneal de rato e que é também encontrado no gato e em carne de porco e poderia simplesmente cegar o portador do 'cisquinho de nada'.


Sempre que tiver dúvida procure a opinião de outro medico, nunca espere pra ver o que acontece, pois nem sempre dá tempo. E cuidado ao coçar os olhos com as mãos que não estejam devidamente lavadas. A gente não enxerga os micróbios, vírus e bactérias a olho nú. É isso aí, olho vivo! "


Em verdade não se trata de um protozoário toxoplasma gondi, mas sim de de uma miíase furunculóide, conhecida popularmente como berne. O berne nada mais é do que a larva de alguns tipos de mosca.

Não queremos defender ninguém, mas, na primeira consulta, a possibilidade de identificar o agente causador seria perto de zero. Com o passar dos dias e com o crescimento do agente causador, tornou-se mais fácil a sua identificação, mas devemos parabenizar o colega médico por ter resolvido o problema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário