segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Mitos sobre a acne

Quais os fatores que influenciam no surgimento da acne? Provavelmente, o primeiro que lhe veio `a mente foi uma alimentação inadequada. Mas, por incrível que pareça, a dieta não é o principal causador da acne - aliás, pouco influencia para seu surgimento. Com exceção dos produto baseados no leite, que comprovadamente pioram a acne. Os hormônios são os grandes influenciadores


A falta de higiene da pele também não causa acne, embora ela seja fundamental para manter a beleza da pele e seu aspecto sadio por mais tempo. E o sol, conhecido pelo seu efeito cicatrizante, pode na verdade mascarar as lesões de acne. 

Muitos são os mitos que ouvimos e passamos a acreditar quando se trata dos cuidados com a pele. O dermatologista Hugo Weiss esclarece essas questões da acne envolvendo a dieta, a higiene e o sol. 
Acne | Hugo Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
  • Dieta: chocolate e frituras são muito conhecidos pelo surgimento da acne. Entretanto, não existe comprovação científica de que esses alimentos realmente contribuam para seu surgimento. Existem, porém, algumas controvérsias. “Alguns medicamentos, como cortisona, podem causar a chamada acne medicamentosa, um dos muitos tipos de acne. Por isso, recomenda-se evitar somente aqueles alimentos que claramente pioram as lesões”, esclarece Hugo Weiss. Ou seja, se você notar que certo alimento piora o seu quadro, evite-o. A dieta nunca eliminará a acne completamente, mas poderá ser complicador, mesmo se um tratamento correto estiver sendo feito: todo o alimento feito à base de leite deverá ter sua ingesta diminuída. Menos leite, cura mais rápida.
  • Higiene: manter a pele limpa é muito importante, mas não previne o aparecimento da acne. A prática de medidas muito agressivas pode, inclusive, piorar as lesões. Entretanto, lavar a pele gentilmente com um sabonete não muito abrasivo, duas vezes ao dia, pode diminuir o número de bactérias e auxiliar no tratamento.
  • Sol: o sol traz o benefício temporário de mascarar as lesões da pele por conta do bronzeado adquirido. No entanto, deve-se tomar muito cuidado, já que o sol também pode causar envelhecimento precoce e câncer de pele. O dermatologista Hugo Weiss recomenda a observação das medidas de proteção solar, dando preferência a filtros apropriados para pele com acne, como aqueles livres de óleo. Até porque a maioria dos tratamentos contém ácidos, que são potencializados pelo sol, podendo aumentar a ardência e o vermelhidão.
Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista


Fique conectado:




Nenhum comentário:

Postar um comentário