domingo, 30 de junho de 2013

Pele sensível: sete cuidados que você deve ter


Frio, ar seco e até cosméticos deixam-na irritada e com coceira. A pele sensível é muito mais frequente do que se imagina, sendo que a irritação causada por cosméticos pode atingir até 62% da população, segundo alguns estudos.

Não utilizar qualquer produto que já tenha causado alergia é essencial. Porém outros cuidados ou mudanças na sua rotina podem ajudar bastante na redução dos sintomas.




Cuidados que você deve ter:


  • Não esfregue demais a pele: o uso de esfoliantes, seja na forma de sabonetes ou bucha, que só ressecarão mais a pele tornando-a mais sensível ainda.
  • Use produtos infantis para lavar o rosto: estes contêm menos substâncias capazes de irritar a pele, principalmente a área dos olhos. O uso de xampu infantil na higiene desta região ajuda a remover a gordura da pele e restos de maquiagem, reduzindo as irritações no local.
  • Praticou exercícios físicos? Troque de roupa. Manter no corpo a roupa úmida pelo suor pode facilitar o surgimento de micoses, principalmente na região da virilha. Esta dica também é válida para quem não tem a pele sensível!
  • Use roupas de algodão: tecidos sintéticos ou a lã, em contato direto com a pele, tendem a provocar mais irritação.  Porém, para a prática de exercícios,  roupas apropriadas, com maior capacidade de ventilação e que promovem a evaporação mais rápida do suor são as indicadas.
  • Hidrate a sua pele: quanto mais ressecada a pele estiver, maior a possibilidade de irritação. Porém muita atenção, pois não é qualquer hidratante que poderá ser aplicado. Evite os muito perfumados, além daqueles que em algum momento já irritaram a pele,
  • Evite banhos muito quentes e prolongados: principalmente agora, no inverno, a tendência é permanecermos mais tempo no chuveiro, e usar água mais quente. “Isso elimina o chamado manto lipídico, que é responsável pela hidratação natural da pele, deixando-a mais permeável às substâncias externas que causam irritação” diz Hugo Weiss dermatologista.
  • Evite roupas muito justas: o atrito e a compressão causados ao longo do dia só irão piorar uma pele facilmente irritada. Além disso podem haver pequenos traumatismos nos pelos, o que é uma das causas da inflamação chamada foliculite.



Cuide da sua pele com o carinho que ela merece, mantendo-a hidratada e protegida. 


Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
Fique em contato:



Hugo Weiss Telefone: 3395-1166

Nenhum comentário:

Postar um comentário