segunda-feira, 6 de maio de 2013

"Meu filho é alérgico às picadas de mosquitos..."




“Já procurei vários médicos pediatras e dermatologistas, mas continuam aparecendo bolinhas vermelhas e que coçam pelo corpo do meu filho”. A queixa desta mãe é conhecida pelos dermatologistas pelo nome de prurigo agudo infantil. Apesar de inúmeras bolinhas serem causadas por somente uma ou duas picadas do inseto, a impressão que se tem é de terem sido múltiplas picadas.
É uma doença muito comum, afetando mais frequentemente crianças dos quatro meses até o início da puberdade. Normalmente também apresentam outros tipos de alergia.
O problema é que cada vez que a criança é picada, as “bolinhas” se manifestam ou seja, vão e voltam muitas vezes.




Por que isso acontece?


No local onde acontece a picada fica uma bolinha vermelha com um pontinho no meio, com sangue. Quando o inseto pica, ele injeta uma substância que faz com que surjam as outras bolinhas. Coça muito, causando muito incômodo. A criança acaba mexendo com a unha, criando uma crosta que cai deixando uma área esbranquiçada na pele, que com o tempo some. As áreas do corpo mais afetadas são as áreas expostas, como por exemplo, as pernas e os braços.

Como evitar esta alergia?


Para evitar estas alergias é necessário afastar a criança dos mosquitos. Mosquiteiro sobre a cama da criança e telas nas janelas e portas.
Como os insetos são mais ativos a partir das 5 horas da tarde, mantenha as portas e janelas bem fechadas.

E os repelentes?


Os repelentes que encontramos no mercado são de dois tipos: os naturais, feitos à base de óleo de plantas (o mais conhecido é à base de citronela), que são menos tóxicos, mas têm como problema o fato de funcionarem por apenas até duas horas.  Não são práticos, pois exigem várias aplicações.
Os repelentes artificiais funcionam por muito mais tempo, permanecendo ativos por até cinco horas. Não devem ser usados em bebês com menos de seis meses. Tome cuidado no uso entre seis meses e dois anos de idade.
A vitamina B funciona muito pouco, assim como aparelhos ultrassônicos  colocados na rede elétrica.

Dicas importantes:


  • Roupas de cor neutra atraem menos insetos.
  • Evite perfumes e evite que a criança permaneça suada, pois os odores atraem mais os insetos.
  • Mantenha as unhas da criança sempre bem aparadas.
  • Ao tomar banho, se existirem lesões, use sabonetes antissépticos.
  • Para diminuir a coceira, faça compressas com água gelada.
  • O seu médico poderá receitar pomadas com antibióticos que diminuem o risco de infecção dessas bolinhas, além de receitar comprimidos ou xaropes à base de anti-histamínicos.



Por sorte o nosso organismo é sábio: aos poucos ele vai desenvolvendo um processo de dessensibilização ou seja, aos poucos as reações se tornam mais fracas até praticamente desaparecerem, diz Hugo Weiss dermatologista.


Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário