quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Melasma (Cloasma): A “Mancha Gravídica”

O melasma é frequentemente conhecido como “mancha gravídica”, porque ocorre principalmente nesta fase da vida. Mas não se engane, ocorre com frequência cada vez maior em mulheres não grávidas e até em homens.

O dermatologista Hugo Weiss esclarece as dúvidas mais frequentes sobre a doença e ainda dá dicas de como proteger a pele e evitar quaisquer tipos de manchas causadas pela exposição ao sol. Leia e informe-se!

O que é o melasma? É uma alteração da pele que se caracteriza pelo aparecimento de manchas marrons na face, normalmente simétricas. Afeta mais as regiões malares, o queixo e a fronte.

Por que o melasma ocorre? A medicina ainda não conseguiu esclarecer por completo. Normalmente ocorre em mulheres, principalmente quando grávidas ou em uso de anticoncepcionais orais ou injetáveis. Esse fato indicaria a existência de um fator hormonal como causa. Mas, pode ocorrer em pessoas sem alterações hormonais aparentes. As estatísticas mostram um maior número de casos em hispânicos e asiáticos. Sabe-se que a radiação solar está altamente envolvida.

Como se trata o melasma? “O primeiro e mais importante dos passos é aprender a proteger-se do sol”, esclarece Hugo Weiss. Os melhores medicamentos ou tecnologia usados não vão funcionar se você não tomar consciência de que a radiação solar seja, talvez, o mais importante fator de piora do melasma. Um protetor solar com FPS acima de 50, que proteja UVA e UVB deve ser usado diariamente, e aplicado pelo menos duas vezes ao dia.

O que fazer se tenho melasma? Procure um dermatologista, para saber se realmente as manchas são melasma ou não. É importante saber que vários são os tipos de melasma, cada um com graus diferentes de dificuldade de tratamento. O dermatologista irá recomendar produtos ou procedimentos para o seu caso, mesmo sabendo que pode ser demorado e as medicações podem ter efeitos variados. Vale a pena ter a pele sem manchas.


 

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista

 

Fique conectado:

                                                Twitter: Dr. Hugo Weiss Dermatologista
                                              Facebook: Dr. Hugo Weiss Dermatologista
                                               LinkedIn: Dr. Hugo Weiss Dermatologista
                                                Google+: Dr. Hugo Weiss Dermatologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário