O chocolate é, muitas vezes, acusado de ser o culpado pela aparecimento das indesejadas espinhas. Mas será que isso é verdade?
A acne é uma doença que ocorre por uma associação entre genética e hormônios. Assim, na puberdade e, para algumas mulheres, no período pré-menstrual, observa-se a presença dessas indesejadas alterações na pele.
Mas... e quanto ao chocolate?
Pesquisadores identificaram que alimentos com alto índice glicêmico, como doces e gorduras, e o leite, têm influência sobre o metabolismo hormonal e, consequentemente, podem levar ao aparecimento ou piora das espinhas.
O cacau, em si, tem vários compenentes antioxidantes, muito benéficos para o organismo. O consumo moderado de chocolate com 70% de cacau ou mais, está inclusive relacionado à redução da perda de memória relacionada com a idade.
Porém, a maioria de nós tem preferência pelo chocolate ao leite. Este sim, pela presença do açúcar e do leite, muito concentrado, na sua composição, pode determinar o aparecimento/piora das espinhas em pessoas suscetíveis, pelo aumento rápido de açúcar no sangue (índice glicêmico), principalmente se ingerido em grandes quantidades.
Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.
#hugoweiss
#clinicaweiss
www.clinicaweiss.com.br