quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Filtro solar: você sabe escolher o melhor para você?

Os dias continuam ensolarados e o Carnaval está chegando. Ir para a praia ou mesmo fazer longas caminhadas, mergulhar numa piscina de águas frescas é uma boa pedida. Mas... e a sua pele, está realmente protegida?

Temos visto, no atendimento dermatológico diário, que a maioria das pessoas confunde o "FPS" (Fator de Proteção Solar) impresso na embalagem dos filtros solares com fotoproteção. Assim ficam espantadas por terem aplicado um filtro solar com FPS alto e mesmo assim terem se bronzeado, piorado das sardas ou manchas. 


                                                                                       Fonte: +NASA


A explicação pode estar nos seguintes pontos:

  1. A quantidade de filtro solar aplicada. Para que se tenha uma boa fotoproteção, é essencial que a camada do produto seja bastante espessa;
  2. O filtro solar deve ser aplicado no mínimo 15 minutos antes da exposição ao sol, e reaplicado assim que a exposição começa;
  3. Porém, um fator extremamente importante e que quase ninguém leva em consideração, é que o FPS que consta no rótulo diz respeito exclusivamente aos raios ultravioleta B, responsáveis pelas queimaduras solares. Porém, os responsáveis pelo bronzeamento da pele e também pelo seu envelhecimento, são os ultravioleta A (UVA). A proteção contra os UVA é notada nos rótulos como PPD (Persistent Pigment Darkening). E pode estar representado com números, por exemplo, PPD 20 ou cruzes, como PPD ++. Assim, quanto mais alto o PPD, mais eficaz será o seu filtro solar e  menor a chance de manchas e envelhecimento da pele

Portanto, para que a sua pele esteja bem protegida, não apenas nesses dias de verão mas ao longo de todo o ano, tanto o FPS quanto o PPD do seu filtro solar devem ser levados em consideração, lembra Hugo Weiss dermatologista.



                        Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.


Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista

Fique conectado:


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A que as alterações nas nossas unhas querem dizer?

As unhas mostram muitas das alterações que ocorrem no interior do nosso corpo, nas nossas emoções e das atividades que exercemos! Falta de vitaminas, micronutrientes, ansiedade e doenças das mais diversas podem ser expressas em nossas unhas, diz Hugo Weiss dermatologista.


O quadro abaixo é muito interessante, pois mostra a maioria das alterações que vemos no dia a dia! O importante é ter bem claro que nem só fungos causam doenças nelas!




Essa ilustração do Coren RJ mostra muitas das alterações
Foto: Suas unhas podem estar te dando um alerta, preste atenção. ;)




                        Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.


Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista

Fique conectado:


domingo, 23 de fevereiro de 2014

Criolipólise: método não invasivo para eliminar a gordura localizada

Você está no seu peso adequado e tem feito exercícios regularmente, porém "aquela" gordurinha localizada teima em permanecer inalterada. 
Essa é a melhor indicação do tratamento da gordura pelo frio, ou criolipólise. A sensibilidade do tecido adiposo ao frio é conhecida há muitos anos, porém só recentemente se desenvolveu uma tecnologia segura e eficaz, que permite o seu uso para fins de tratamento.



Como funciona a criolipólise?
Através do uso de um aparelho que resfria o tecido adiposo e mantém a temperatura baixa por um período de tempo pré-estabelecido. Dessa forma os lipídeos presentes nas células adiposas sofrem um processo de cristalização o que leva à destruição da célula gordurosa (adipócito). 
Assim, a gordura e as células que não são mais viáveis serão eliminadas lentamente, a partir do segundo mês, quando o resultado final torna-se  visível.

Quais as vantagens da criolipólise?

  1. É uma técnica não invasiva, ou seja, não cirúrgica;
  2. Não necessita hospitalização ou anestesia;
  3. Como destrói os adipócitos, o resultado obtido permanecerá inalterado, se não houver ganho excessivo de peso;
  4. É seguro, não afetando os demais tecidos.

Quais as indicações para o tratamento?

  1. Pessoas que desejam reduzir acúmulos localizados de gordura;
  2. Áreas com prega cutânea maior que 2,5cm de espessura.

Quais as contraindicações?

  1. Lesões na pele da região onde será realizado o tratamento;
  2. Gravidez e lactação;
  3. Flacidez severa da pele;
  4. Cirurgias recentes, cicatrizes ou hérnias no local;
  5. Crioglobulinemia.

Quais os resultados que devo esperar?
A redução da gordura na área tratada é bastante significativa, variando de 25 a 30% nos estudos realizados com ultrassom.

Consideramos que este resultado é excepcional, uma vez que não envolve os riscos de um procedimento cirúrgico e pode-se retornar à rotina imediatamente após a sua realização.

"Além disso, associaremos à aplicação do aparelho, técnicas e tecnologias que aprendemos em Clínicas de renome em Vienna e Lisboa, durante a nossa viagem, que potencializarão os resultados",  diz Hugo Weiss dermatologista.


                        Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.


Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista

Fique conectado:


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Hidratantes: porque usá-los pode fazer toda a diferença!

A nossa pele possui uma camada de hidratação natural, constituída por água e lipídeos, que a protege das agressões do meio externo e mantém a sua elasticidade e viço.

Diversos fatores como hábito de tomar banho muito quente e demorado, uso de sabonetes esfoliantes com frequência, fatores genéticos de determinam uma pele mais seca, atopia e alterações hormonais podem prejudicar a formação dessa camada protetora, deixando a pele mais frágil, ressecada, sujeita a alergias e coceiras.

Dessa forma, a aplicação de loções ou cremes hidratantes pode fazer toda a diferença. Para a pele do rosto o hábito da hidratação já está bem estabelecido. Mas em relação ao corpo muitas vezes deixamos de aplicar o hidratante justamente nas épocas de maior necessidade, como o pleno verão (a pele fica "pegajosa") ou pleno inverno ("não quero sair do chuveiro com o corpo quente e colocar um creme gelado"), dizem muitas pessoas.

Lembre-se que a aplicação do hidratante deve ser diária, para que ele possa fazer o seu melhor papel. E que as substâncias hidratantes não são necessariamente "gordurosas". Além disso, uma combinação dessas substâncias muitas vezes é necessária para que se obtenha o melhor resultado em termos de hidratação.

Assim, ao contrário do que muita gente pensa, os hidratantes mais oleosos não são os que melhor hidratam, e sim os que possuem a melhor combinação de ativos para a sua pele, diz Hugo Weiss dermatologista.



Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.


Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista

Fique conectado:




terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Do que adianta rejuvenescer a face e o pescoço se as mãos denunciam a idade?

Observamos, no dia a dia, que as pessoas cuidam muito do rosto e do colo, conseguindo resultados excelentes. Aí você olha para o dorso das mãos e elas estão ressecadas, com as veias e tendões ressaltados, além das famosas manchas tomando conta.



Hoje temos técnicas muito avançadas para corrigir esses problemas. Começamos insistindo com o uso de filtro solar todos os dias e, ao deitar, a aplicação de produtos com ácidos e clareadores.
Já na Clínica, contamos com o mais sofisticado aparelho de luz pulsada que, com segurança e poucas sessões, melhora a qualidade da pele e remove as manchas. 
Em relação aos vasos e tendões muito aparentes, temos grandes avanços com o uso de preenchedores à base de ácido hialurônico, diferentes dos usados para lábios e para preencher sulcos na face. 
Com isso o tratamento fica equilibrado, conseguindo um rejuvenescimento harmonioso. O resultado deixa tanto o paciente quanto o médico muito entusiasmados!




Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.


Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista

Fique conectado:


domingo, 16 de fevereiro de 2014

É verdade que a água muito quente danifica o cabelo?

É verdade. O organismo é muito exigente com as condições ideais para manter-se em pleno funcionamento. A saúde do nosso organismo depende da manutenção da quantidade de água, de uma alimentação equilibrada, de exercícios físicos constantes e de estarmos mentalmente equilibrados, só para exemplificar! 



No caso da temperatura corporal, mesmo para os cabelos vale, como regra, a proximidade dos trinta e seis graus celsius. Ou seja, o que percebemos como água morna é o ideal para a limpeza dos cabelos. 
Óbvio que o xampu adequado para o seu tipo de cabelo colabora muito para ter uma cabelo sedoso, brilhante, de aspecto saudável, diz Hugo Weiss dermatologista.


Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.


Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista

Fique conectado:


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Os quatro tratamentos mais eficazes para reverter os sinais de envelhecimento da pele

Na literatura médica e em congressos muito se discute sobre quais os procedimentos que mais beneficiariam quem deseja reverter os sinais de envelhecimento da pele. 

E vemos que, de um modo geral, a associação de tratamentos, com uma prevenção bem feita - leia uso rigoroso de filtro solar - é o que dá melhores resultados.

Se considerarmos que a principal causa do envelhecimento da pele é o sol, vemos que o foco dos tratamentos é minimizar as alterações de fotolesão.

Quais os tratamentos mais eficazes?



1 - Laser: o melhor, na consideração de quem tem experiência, é o laser fracionado de CO2. É um procedimento que melhora a textura da pele e estimula a formação do colágeno e fibras elásticas, reduzindo a flacidez. Isso porque remove entre 20 e 25% da pele de toda a superfície tratada, e esta será substituída por uma pele novinha em folha! O principal inconveniente desse tratamento é que se necessita de um período de afastamento para recuperação.


2 - Injetáveis: O Botox e o preenchimento cutâneo com ácido hialurônico já estão consagrados pelo uso. Sua segurança e resultados rápidos, com um mínimo de desconforto, tornam-nos os procedimentos estéticos mais realizados no mundo.



3 - Radiofrequência e Infravermelho: Atuam no combate à flacidez. Ambos promovem uma contração do colágeno pelo calor e estimulam a formação de um novo colágeno, sem qualquer desconforto ou necessidade de afastamento da rotina.


4 - Ácido retinóico: O ácido retinóico é um "clássico" quando o tema é fotoenvelhecimento. Seguindo um esquema de tratamento bem conduzido ele reduz manchas e sulcos finos, dando à pele um aspecto mais saudável, com aumento da luminosidade.







Como se pode perceber, os tratamentos não se excluem, mas se complementam. O mais importante é não deixar de fazer uma boa avaliação clínica. Seu médico identificará os objetivos que se deseja atingir e quais as ferramentas que precisamos usar para chegar lá, diz Hugo Weiss dermatologista.


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Pitiríase versicolor, a famosa "micose de praia"

Uma infecção muito frequente, causada  pelo fungo Malassezia furfur, que habita naturalmente a nossa pele, é conhecida popularmente por "micose de praia". Esse tipo de fungo precisa de lipídeos (gordura) para se multiplicar. 


Isso explica porque são mais percebidos no verão, pois nessa época a pele tende a se tornar mais oleosa e úmida, porém não são adquiridas na praia ou piscina, como a maioria das pessoas acredita!


O fungo atinge principalmente as áreas mais oleosas da pele, como couro cabeludo, e o tronco superior. As lesões são manchas de colorações diversas, que podem variar do branco ao castanho-avermelhado, daí o seu nome "versicolor". Apresentam uma descamação em geral muito discreta e quase sempre são assintomáticas.



Seu tratamento pode ser feito  pela aplicação de soluções antimicóticas na pele e uso de xampus antifúngicos, porém algumas vezes faz-se necessário o uso de antifúngicos orais, pois essa micose pode ser bastante resistente ao tratamento.






Uma dica que pode ajudar bastante no tratamento é reduzir o "alimento" do fungo, ou seja, usar sabonetes para pele oleosa e vestir roupas bem ventiladas, para facilitar a evaporação da pele.



Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Hugo Weiss Telefone: 3395-1166        


domingo, 9 de fevereiro de 2014

Manchas de limão na pele: o que fazer?

Os dias de verão convidam à reunião com amigos na praia, piscina ou mesmo num pátio ensolarado. E nada melhor do que um suco bem gelado ou uma caipirinha para se refrescar! Mas e quando a consequência da festa são manchas escuras ou mesmo bolhas, principalmente nos braços e dorso das mãos?
O que acontece é que as frutas cítricas como o limão, tangerina, laranja e algumas hortaliças como coentro, salsa contém substâncias químicas que, em contato com a pele exposta ao sol causam irritação extrema, inclusive queimaduras com formação de bolhas.



O que fazer?


  • Prevenir: em primeiro lugar, saiba que somente "passar uma aguinha" nas mãos não adianta. Lave-as rigorosamente com sabão, enxugue e aplique fotoprotetor. O ideal é manipular esses vegetais usando luvas de borracha.
  • Usar filtro solar: as manchas acastanhadas em geral são precedidas por um período de vermelhidão na pele, aparecem algumas horas após o contato com o limão, e desaparecem espontaneamente após alguns meses. Durante todo esse período, use filtro solar várias vezes ao dia, mesmo quando não for à praia ou piscina.
  • Se a pele estiver sensível, aplique compressas de chá de camomila gelado.
  • Apareceram bolhas: não fure as bolhas e procure um médico, pois os cuidados devem ser os mesmos de uma queimadura pelo calor.
  • Fuja das "receitas caseiras" como aplicar pasta de dentes, açúcar ou clara de ôvo sobre a pele. Lembre-se, se não houver a formação de bolhas, compressas frias e filtro solar são suficientes. Se aparecerem bolhas consulte o seu médico.

Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Hugo Weiss Telefone: 3395-1166        

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Filtro solar: o jogo dos 7 erros

Parece que não, mas muita gente ainda comete pequenos - ou nem tão pequenos assim - erros em relação ao uso do filtro solar. 
Faça o "teste" e verifique se algum ponto precisa de correção. Sua pele agradece!


Os sete enganos mais frequentes que você talvez cometa, em relação ao uso do filtro solar:

  1. Não aplicar o filtro solar diariamente. Esse é um engano que acontece muito. O dia está nublado, só vou sair de casa bem rapidinho... são muitos os motivos, mas a verdade é uma só: o filtro solar DEVE ser aplicado, sim, todos os dias.
  2. Aproveitar o filtro do verão passado. Se o produto estiver dentro do prazo de validade, em princípio não há problema algum. Mas lembre-se que as substâncias ativas do filtro podem se deteriorar, portanto não use filtro solar com o prazo de validade vencido.
  3. Minha maquiagem tem filtro, então não preciso aplicar outro produto. Essa é uma meia verdade, principalmente pela quantidade de base ou pó que se aplica sobre a pele, em geral uma camada muito fina, que não confere fotoproteção.
  4. Passar uma camada bem fina do filtro na pele. Esse item está associado ao que foi dito acima. No caso do filtro solar, mais é menos, ou seja, para se obter uma fotoproteção eficaz, uma camada muito espessa deverá ser aplicada sobre a pele.
  5. Não reaplicar o filtro solar. Esse talvez seja um dos erros mais frequentes. Para que a proteção se mantenha ao longo do dia, o filtro solar precisa ser reaplicado.
  6. Acreditar que fotoproteção significa aplicar filtro solar. Na realidade, somente aplicar o filtro não significa proteção. Evitar os horários de sol mais forte e usar chapéu e óculos de sol são algumas medidas que deveriam ser levadas mais a sério.
  7. Você usa "filtro à prova d'água" e não reaplica após nadar. Inclusive nos rótulos está ocorrendo uma mudança para "resistente à água". Isso significa que o filtro pode se manter eficaz por 40 a 80 minutos. Assim que sair da água é fundamental aplicar novamente o filtro.
E então, como você está no quesito fotoproteção? pergunta Hugo Weiss dermatologista.



Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Hugo Weiss Telefone: 3395-1166