sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Cosméticos com efeito tensor funcionam?

Conhecidos por seu efeito lifting, ou com a denominação de "efeito Cinderela", os cosméticos tensores prometem realizar o sonho de muitas mulheres, e, porque não? De muitos homens também.



Sem cirurgia ou procedimentos mais invasivos, visam melhorar o contorno do rosto e conferir maior firmeza à pele.


Como funcıonam?

Sua ação depende da presença de proteínas tensoras na fórmula que, quando se desidratam após a aplicação do produto sobre a pele, se retraem, apresentando assim um efeito tensor instantâneo.

Vale lembrar que o efeito é transitório, durando algumas horas após a sua aplicação e que o seu melhor efeito acontece com fórmulas com base gel ou serum. No caso de peles maıs ressecadas pode-se aplıcar um hıdratante após alguns mınutos.

E quais as principais substâncias que promovem um efeito tensor? 

A primeira substância com efeito tensor realmente comprovado foi o DMAE. Desde essa época outras substâncias foram pesquisadas e introduzidas em fórmulas tensoras isoladas ou nos hidratantes em uso.

O tensine e o raffermine atuam em conjunto, com muitos bons resultados. O raffermine, além do seu efeito tensor se propõe a hidratar a pele e reduzir o dano ao colágeno, melhorando alterações relacionadas ao envelhecimento da pele com rugas e flacidez. 

Outra substância muito eficiente é o ácido hialuônico, nas concentrações entre 5% a 10%. É um hidratante excepcional, melhorando inclusive os sulcos mais finos. 

Existem muitas outras substâncias para essa finalidade, como pantenol, vitamina E, niacinamida e o ácido glicólico, para citar mais alguns.

Os melhores veículos para os tensores são os na forma de serum ou gel, pois permitem o melhor contato com a pele. Quanto mais oleoso o produto, menor será a sua ação.

Lembre-se que o dos tensores é transitório (daí o chamado "efeito Cinderela"), durando entre duas e quatro horas. Perfeito para uma festa ou mesmo para ser usado no dia a dia, conferindo um aspecto mais suave e descansado.

Outro lembrete importante é que, se você estiver muito cansada ou desidratada, o resultado pode ser menos intenso do que o habitual. 



Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Maus hábitos de saúde, alto índice educacional

Surpreende que um povo que tenha todas as informações necessárias pratique hábitos tão ruins e nocivos para a saúde. 
O índice de fumantes é altíssimo, a alimentação é feita com consumo de altas taxas de gordura, de açúcar e de carne. 
Os cuidados com a saúde oral são visívelmente baixos.  Tudo isso ocorre numa população envelhecida e com baixos índices de natalidade.
Essa soma de alimentação inadequada e população envelhecida favorece o aumento da mortalidade por doenças crônico-degenerativas, ou seja, infarto agudo do miocardio, acidentes vasculares encefálicos (derrames) e câncer.
Não vimos em nenhuma das cidades visitadas a presença de campanha visando mudar esse panorama, mas sim a proliferação dos fast foods, dos refrigerantes e das inúmeras marcas de cerveja e vinho. 
Surpreendente que o povo europeu haja dessa forma, não? 





Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.




segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Inchaço nos olhos (bolsas palpebrais): o que fazer?

A área dos olhos apresenta uma pele fina e delicada, com pouca lubrificação natural e sujeita às tensões causadas pelo movimento dos músculos sob a pele e muito sensível aos raios do sol. 

Um problema frequente, que incomoda bastante, são as "famosas" bolsas, presentes nas pálpebras inferiores.


Existem basicamente dois tipos de alteração que causam o "inchaço". Um deles, em geral de caráter familiar, está relacionado ao acúmulo de gordura nessa região. Nesse caso, apesar de se perceber uma melhora com os tratamentos, a única solução é a cirurgia.

O segundo tipo de alteração é causado por noites mal dormidas, ingesta de álcool, cansaço, dieta rica em sal e gordura e beber pouca água.

As bolsas conferem um ar cansado e pesado ao rosto, mas podem ser minimizadas. O primeiro passo é tentar identificar a causa. Assim, se aumentarmos a ingesta de água, reduzir o álcool ou dormir umas horinhas a mais de sono, naturalmente teremos uma melhora no aspecto desta região.

Fazer uma massagem suave, usando as pontas dos dedos, dando leves batidinhas, de dentro para fora, melhora a drenagem e reduz o volume. Outra dica valiosa é aplicar compressas frias, de preferência de chá de camomila, nesta região.

Os cosméticos também podem ser poderoso auxiliares para minimizar o problema. Devem conter ativos antioxidantes, calmantes, hidratantes e refrescantes, além dos que tratam diretamente os danos causados pelos raios ultravioleta.

Procure produtos que contenham na sua fórmula o ácido hialurônico, a vitamina C, retinol, ginko biloba, chá branco e cafeína, por exemplo.

Como cada caso merece uma abordagem específica, a avaliação com seu dermatologista é fundamental, não apenas para definir quais os ativos mais indicados, como a sua concentração, diz Hugo Weiss dermatologista.


Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Hugo Weiss Telefone: 3395-1166        

domingo, 15 de dezembro de 2013

Fórmula específica. Cuidando das unhas e cutículas no verão

Devemos ter um cuidado especial com as unhas e cutículas nessa temporada. É justamente nessa época do ano que os fungos se proliferam com maior facilidade. 
Para começar, não exagere na remoção das cutículas, nem no corte das unhas. Proteja as mãos com luvas de borracha quando realizar tarefas domésticas e seque bem os pés após o banho.


Hydrat-in                    1,5%
Phytosqualan               2%
Silicium P                    2%
Vitamina E                  5%
Blend hidratante com óleo de argan            15mL
Massagear as unhas e cutículas à noite



Um simples gesto que manterá suas unhas e cutículas hidratadas e bonitas.




Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Como deixar a pele do seu corpo macia e uniforme

Com a chegada do calor, o corpo começa a ficar mais exposto. Vemos, então, que a pele muitas vezes encontra-se fosca, com áreas mais espessas, principalmente nos cotovelos e joelhos. 
Para deixar a pele do corpo mais luminosa e macia, fazer uma esfoliação, durante o banho, duas a três vezes por semana é fundamental.



O que são os esfoliantes? 


São produtos concebidos para remover as camadas mais superficiais da pele, ou seja, as células mortas, deixando-a mais uniforme e macia. Na sua composição entram grãos diminutos que, ao serem atritados na superfície da pele atuam como uma "lixa" muito suave e delicada.
A frequência  do seu uso é variável. Peles mais secas e finas devem ter um espaço maior entre as aplicações em relação às peles mais ásperas ou oleosas.
É fundamental aplicar uma camada generosa de hidratante após cada esfoliação, imediatamente após o banho.
Um esfoliante muito prático para o corpo é a bucha vegetal. Mas se você preferir uma fórmula caseira eficiente, prepare a que se segue. Lembre-se de utilizar vasilhas de plástico ou louça, e não exagere na sua utilização, diz Hugo Weiss dermatologista.

- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fubá ( se não tiver, pode ser mais uma de açúcar)
- 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- 1 colher (chá) de sabonete líquido 
Massageie o corpo durante o banho, com especial atenção aos joelhos e cotovelos e enxague bem.




Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Hugo Weiss Telefone: 3395-1166        

Fórmula para tratamento de peles sensíveis na praia

Nos períodos em que nos expomos à natureza, as peles sensíveis sofrem muito com o uso de ácidos, como o ácido retinóico.
A seguinte fórmula, além de promover profunda hidratação ajuda no tratamento do envelhecimento da pele.


Densi Skin                                   5%
Adenin                                        0,1%
Loção umectante suave               40 ml
Antes de deitar higienize bem a sua pele e aplique uma fina camada na face, no colo e no dorso das mãos.




No máximo em uma semana você notará uma pele mais hidratada e sedosa!


Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Cuidando das suas unhas


Quem não deseja unhas bonitas, firmes e saudáveis? Para isso devemos prestar atenção a alguns detalhes muito importantes!



  • Ao cortar as unhas, não exagere. Procure deixar uma pequena porção da borda livre da unha;
  • As unhas dos pés merecem uma atenção especial. Nunca corte os cantinhos, para evitar que encravem. Procure manter o corte reto;
  • O uso de endurecedores resseca as unhas e podem deixá-las mais frágeis a longo prazo. Evite o seu uso.
  • Cortar as cutículas também deve ser evitado. No máximo afaste-as delicadamente com palitinho de madeira. 
  • Não use instrumentos de metal para afastar as cutículas, pois pode ocorrer a deformação da unha;
  • As unhas também necessitam de hidratação. Sempre que possível passe algum tempo sem esmalte e aplique hidratante à base de ureia 10%;
  • A umidade excessiva é um dos motivos para a infecção por fungos, as famosas micoses. Lembre-se sempre de enxugar mãos e pés rigorosamente;
Com esses cuidados suas unhas se manterão mais saudáveis e bonitas, diz Hugo Weiss dermatologista.



Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Hugo Weiss Telefone: 3395-1166        

domingo, 8 de dezembro de 2013

Dicas para evitar as estrias. Também leia sobre os avanços no tratamento!


As estrias são dos quadros dermatológicos mais indesejados pelas mulheres. Ainda bem que hoje temos tratamentos como o C02 fracionado, a luz intensa pulsada e o ácido retinóico, além de outras estratégias de tratamento.
O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Elas surgem em algumas pessoas mesmo com pouca distensão da pele, sendo que outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele do abdômen é muito grande.


Uma observação que temos nesses muitos anos de dermatologia é que dificilmente quem teve estrias na puberdade terá numa gravidez que seguir seu curso nomal, diz Hugo Weiss dermatologista
Para tentar evitá-las, recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes apropriados, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias.
Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (cerca de 2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.
Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas.
Nessas fases em que são mais comuns o aparecimento de estrias, deve-se evitar os agravantes, como o aumento excessivo de peso e a prática exagerada de musculação.



Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Hugo Weiss Telefone: 3395-1166        

Pintar o cabelo na gravidez. Pode?


Justamente no momento em que a mulher tem a autoestima afetada, não temos uma definição segura. A maioria das pesquisas garante segurança. É uma questão séria para muitas mulheres. As que usam tintura, querem se sentir bonitas durante a gravidez e não ter que mudar drasticamente o visual durante nove meses.
Alisamento, permanente e descoloração devem ser evitados, pelo forte uso de produtos químicos, apesar de não termos trabalhos que proibam o seu uso.
A tintura é muito mais segura, pela mínima quantidade absorvida. O cuidado maior é no primeiro trimestre, diz Hugo Weiss dermatologista.




Principais cuidados 
1- É melhor esperar até o segundo trimestre da gravidez para usar tintura, quando o risco de prejudicar o bebê é ainda menor.
2- Deixe a tintura no cabelo o mínimo de tempo possível.
3- Enxague bem a cabeça após a tintura.
4- Uma opção mais segura é fazer mechas ou reflexos que não atingem diretamente o couro cabeludo.
5- Evite aspirar os produtos químicos da tintura. Por isso, fique em lugar muito bem ventilado durante a aplicação. Tente marcar a tintura no primeiro horário da manhã, quando o salão está mais vazio e você está menos exposta aos vapores químicos.

 Lembre-se, você está numa das mais belas fases da sua vida. Cuide-se, proteja seu bem maior!



Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Hugo Weiss Telefone: 3395-1166        

sábado, 7 de dezembro de 2013

Estrias: dicas muito úteis, sobre prevenção e tratamentos!

As estrias são dos quadros dermatológicos mais indesejados pelas mulheres. Ainda bem que hoje temos tratamentos como o C02 fracionado, a luz intensa pulsada e o ácido retinóico, além de outras estratégias de tratamento



O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Elas surgem em algumas pessoas mesmo com pouca distensão da pele, sendo que outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele do abdômen é muito grande.
Uma observação que temos nesses muitos manos de dermatologia é que dificilmente quem teve estrias na puberdade trá numa gravidez que seguir seu curso nomal., diz Hugo weiss dermatologista
Para tentar evitá-las, recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes apropriados, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias.
Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (cerca de 2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.
Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas.
Nessas fases em que são mais comuns o aparecimento de estrias deve-se evitar os agravantes, como o aumento excessivo de peso e a prática exagerada de musculação.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A fórmula antirugas do professor Dr. Pitanguy


Essa fórmula, usada há muitos anos, ficou muito conhecida quando foi recomendada pelo nosso querido e grande médico Dr. Pitanguy. A receita é muito simples! Vamos mostrar exatamente como é a composição e como é feita e a forma de aplicar.



É só colocar numa vasilha de plástico  e misturar:

-  Hipoglós;
- Arovit no original, hoje Aderogil em gotas;
- Bepantol creme ou Nivea, aquele da latinha azul.

Preparar o creme caseiro anti-rugas do Dr. Ivo Pitanguy é muito fácil: Basta misturar uma pequena quantidade (cerca de 1/2 colher de chá do Bepantol ou Nivea e do Hipoglós, Aderogil em gotas, basta apenas 1 a 2 gotinhas. Misture tudo e aplique sobre a pele limpa, de preferência logo após o banho e antes de dormir.

Aplique também nas áreas expostas como o colo e pescoço. De manhã, lave as áreas onde aplicou o produto. Com a pele limpa do produto aplicado na noite anterior, aplique filtro solar, reaplicando ao meio dia. 

Em verdade é mais indicada para peles idosas, que são mais secas e também necessitam evitar a perda de mais água. Mesmo assim acabam ficando com "cravos".

Peles jovens, acabam sofrendo por já possuir equilíbrio óleo e água. Com essa fórmula, acabam criando um quadro que propicia  o surgimento dos pontos pretos, conhecidos popularmente como cravos,  e a aparência oleosa.

A própria marca Dr. Pitanguy, possui fórmulas muito mais elaboradas, nos dias de hoje. É encontrada em alguns Free Shops. 

Hoje temos como elaborar produtos com estática e resultados bem superiores, a preços adequados, o que é inclusive uma homenagem ao grande mestre de todos nós, o Professor Ivo Pitanguy, diz Hugo Weiss dermatologista.





Visite o site da Clínica Weiss e fique por dentro de outras recomendações do dermatologista Hugo Weiss.

Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.