sexta-feira, 31 de maio de 2013

A maquiagem possui filtro solar suficiente para proteger a minha pele?

O dermatologista Hugo Weiss diz que mulheres que confiam no filtro solar existente na sua maquiagem para proteger a sua pele poderiam estar fazendo algo bem melhor.

Você teria que usar sete vezes mais quantidade de base e quatorze vezes a quantidade de pó que você normalmente usa para conseguir atingir o fator de proteção solar que está escrito no rótulo da maquiagem.


As mulheres devem aplicar filtro solar que contenha um fator de proteção de pelo menos 30 todos os dias. O que deveria ser realmente feito é que, após usar todos os produtos de higiene da face fosse aplicado primeiramente o filtro solar e somente então a maquilagem.

Muitos dos meus pacientes têm a percepção de que, quando aplicam o filtro solar, ficam com a pele com aspecto oleoso e muito brilhosa. Eu recomento que meus pacientes usem produtos que contenham óxido de zinco e dióxido de titânio, em associação com filtros químicos. Considero-os superiores como filtros solares. Mas insisto: olhe nos rótulos e procure ver se está escrito que essas substâncias estão presentes no filtro.

Considero muito importante que a sua maquiagem possua capacidade de proteção solar. Mas, ela deve ser considerada como uma proteção extra, não como seu principal  escudo contra o envelhecimento causado pelo sol.



Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
Fique em contato:



Hugo Weiss Telefone: 3395-1166

quarta-feira, 29 de maio de 2013

O tratamento da micose das unhas com laser



Quem tem sabe: as unhas ficam feias, causando muitas vezes constrangimento social. Se não tratadas, podem sofrer infecção secundária e causar grandes problemas. Estamos falando das temidas micoses da unha.

Clinicamente se caracteriza por um descolamento progressivo da ponta da unha, em geral nos cantinhos, atingindo principalmente a unha do hálux ("dedão do pé"), mas podendo ocorrer em qualquer unha, das mãos ou pés.

O fungo está no ambiente, e infecta as unhas principalmente a partir de traumatismos, que podem ser mínimos, como um sapato mais apertado.

O grande problema, atualmente, é no que fazer para tratar essa micose.





Quando muito inicial, em geral o uso de medicações específicas no local em muitos casos resolve o problema, desde que usadas por um longo período de tempo.
Casos mais avançados exigem o uso de medicamentos orais. Estes devem ser sempre utilizados sob a supervisão do seu médico, pois podem, como qualquer medicamento, ter efeitos colaterais indesejáveis.

E naqueles casos em que os tratamentos com medicamento não funcionou, ou que existem contra-indicações para o seu uso?


Até pouco tempo atrás restavam poucas opções, e todas elas ineficazes. Atualmente contamos com tratamento pelo laser Nd YAG, que destrói os fungos das unhas.

No primeiro mês de tratamento realiza-se uma sessão por semana. Após este  período realiza-se uma aplicação mensal, num número de até seis aplicações, que poderão ter uma aumento do espaçamento. Como a taxa de crescimento das unhas é lenta, a troca total da unha do pé, por exemplo, leva cerca de 1 ano. A aplicação é  indolor e rápida, e as atividades habituais não necessitam ser interrompidas.


Esta é uma excelente notícia para quem é portador de micose nas unhas.


Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
Fique em contato:



Hugo Weiss Telefone: 3395-1166

terça-feira, 28 de maio de 2013

Área dos olhos: o tempo ataca!

A área dos olhos é a primeira região da pele a mostrar os efeitos do envelhecimento cutâneo. 
Rugas finas, flacidez e ressecamento começam a aparecer. Isso acontece pela posição, que recebe muita radiação solar e também pouca espessura da pele e ausência de anexos, que permite que os raios ultravioleta e infravermelho atinjam as camadas mais profundas.





Houve um grande crescimento nos produtos e procedimentos para rejuvenescer essa área tão visivel.Vários cremes rejuvenescedores foram lançados, sendo os mais vendidos os que contém vitamina C e os novos derivados do Densi Skin. Quando o envelhecimento for mais importante usa-se preenchimento especial com ácido hialurônico (para hidratação profunda), laser fracionado Co2. Em casos muito avançados sugere-se procedimentos com cirugião plástico.
Nos casos suaves, use bastante hidratante ao deitar. Como dica, recomenda-se a aplicação do mesmo hidratante nos lábios. De manhã e ao meio-dia, aplique filtro solar adequado nas pálpebras. Óculos escuros de boa qualidade, além de protegerem os olhos, também protegem toda essa região.
Com certeza, funciona e lhe trará muita satisfação, diz Hugo Weiss dermatologista.



Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
Fique em contato:



Hugo Weiss Telefone: 3395-1166

domingo, 26 de maio de 2013

O uso do Ulthera no tratamento da flacidez - Clínica Weiss

O equipamento que já está na Clínica há seis meses tem se mostrado muito seguro, com apenas um discreto hematoma após a aplicação, na bochecha, que se resolveu em poucos dias.
O equipamento demonstra muita tecnologia, com a aplicação sendo praticamente conduzida pelo software, dificultando a possibilidade de erro durante o procedimento.



O medo que tínhamos de que houvesse muito desconforto, não se mostrou verdadeiro.
Os resultados têm se mostrado bons, mesmo que demorados, o que causa certa ansiedade, porém o que é previsto e orientado previamente pela empresa fabricante.
Todos os tratamentos que envolvem flacidez podem apresentar variações nos seus resultados. Isso também acontece com o Ulthera. O percentual de satisfação entre os nossos pacientes é equivalente aos encontrados nos procedimentos realizados nos Estados Unidos, conforme pode ser visto em  http://www.realself.com/ultherapy/reviews. Cerca de 75% a 80% dos pacientes apresenta melhora muito satisfatória, fazendo com que se torne, em nossa experiência, o equipamento com melhor resposta. As afirmações são de que os resultados se mantém durante um ano, porém pelo período que usamos o equipamento não temos condições de corroborar.

Por legislação, foto obtida com a Empresa Fabricante.


Os melhores resultados são conseguidos entre os pacientes que apresentam flacidez de leve a moderada, com idade entre os quarenta aos sessenta anos.
Os dados aqui apresentados são de inteira responsabilidade nossa, encontrados nos procedimentos realizados na Clínica Weiss.


Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
Fique em contato:


 
Hugo Weiss Telefone: 3395-1166

sábado, 25 de maio de 2013

Cabelos brancos: tratamento chegando

Pesquisas realizadas em Universidade alemã, focada no vitiligo, tem tudo para acabar com o incômodo uso das tinturas para quem tem cabelos brancos.

Como as duas condições estão relacionadas ao acúmulo de radicais livres, substância utilizada para tratar o vitiligo pode ser solução para cabelos brancos. O medicamento, porém, ainda não foi testado com essa finalidade.



As pesquisas já estão em andamento, tendo tudo para dar certo. Não há previsão de tempo para o lançamento no mercado. Como todo produto, leva-se tempo para conseguir comprovar a utilidade do produto e a sua segurança para aplicação em seres humanos. Mas vai ser um alívio na rotina de todas as pessoas que necessitam de periodicamente pintar e retocar os seus cabelos com as incômodas tintas. A grande maioria das pessoas percebe os cabelos bracos como sinais de envelhecimento maior que a idade que possuem.
O produto, pseudocatalase ,já é conhecido há anos. Os testes de seu uso no vitiligo já avançaram bastante.




Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
Fique em contato:


 
Hugo Weiss Telefone: 3395-1166

sexta-feira, 24 de maio de 2013

A pele envelhecida: identifique e rejuvenesça!

Quem não deseja uma pele viçosa, com aspecto radiante?
Vamos falar um pouco sobre a pele envelhecida, e veremos que, com alguns cuidados, podemos manter a aparência jovem por muitos anos.

O envelhecimento:


Existem duas formas de envelhecimento:
1 - O envelhecimento intrínseco, que é o verdadeiro, o que depende do passar do tempo. Claro que não podemos fazer o tempo parar, mas com o aumento da expectativa de vida e, o que é melhor, de vida saudável, mesmo esta forma de envelhecimento está ocorrendo mais tardiamente.
2 - O envelhecimento extrínseco, determinado principalmente pelos nossos hábitos, como já colocamos anteriormente. Manter uma dieta equilibrada, ingerir bastante água, usar filtro solar diariamente, fazer exercícios físicos regularmente, não fumar e não abusar das bebidas alcoólicas, refrigerantes e doces são atitudes reconhecidamente "pró-saúde".

O que é uma pele envelhecida:


A presença de linhas na pele, flacidez, manchas, vasinhos dilatados e aspecto "cansado" estão relacionados à pele envelhecida.
Felizmente existem, atualmente, múltiplas possibilidades de tratamento, que restauram em grande parte o vigor da pele.

Orientações para quem tem a pele envelhecida:


  • A prevenção deve ser mais cuidadosa ainda: manter o uso diário de um bom filtro solar, reaplicando-o periodicamente, evita que novas alterações se formem .
  • Como a principal causa do envelhecimento da pele são os raios ultra violeta, o uso de cremes à base do ácido retinóco são de grande auxílio. Mas lembre-se: é necessária a avaliação do seu dermatologista para determinar a indicação e concentração do ácido.
  • Fórmulas à base de victamina C são grandes auxiliares no tratamento da pele com manchas.
  • Fórmulas orais anti-oxidantes também auxiliam na recuperação da pele.
  • Os peelings químicos superficiais ou médios são grandes aliados, e não exigem afastamentos longos das atividades habituais.
  • Os diversos tipos de laser e luz pulsada podem tratar de forma eficaz as manchas, vasos, sulcos e flacidez da pele.
  • O infravermelho Titan tem mostrado resultados excelentes no tratamento da flacidez.
  • O Botox e os preenchimentos são, há anos, os procedimentos estéticos mais realizados no mundo. Não é para menos: com um mínimo de desconforto recupera-se o viço e o volume perdidos, com naturalidade.

Portanto, se a sua pele está envelhecida, várias opções de tratamento existem, atualmente, para reverter este processo.
Converse com o seu dermatologista, faça uma avaliação. Muitas vezes um tratamento relativamente simples pode trazer grandes resultados, diz Hugo Weiss dermatologista.




Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
Fique em contato:






quinta-feira, 23 de maio de 2013

A pele oleosa e a pele mista:

A pele oleosa:


A pele excessivamente oleosa é talvez o tipo que mais incomoda. Mesmo não tendo tendência a formar rugas, possui superfície irregular, com poros dilatados, cravos e espinhas, Além disso, muitas vezes torna-se quase impossível manter a maquilagem, sendo uma queixa muito freqüente no consultório.

Orientações para quem tem a pele oleosa:

  • Limpe a pele rigorosamente, porém com sabonetes que não agridam a pele. Aqueles à base de glicerina são os mais indicados.
  • Sabonetes levemente esfoliantes podem ser usados no banho duas a três vezes por semana.
  • Antes de aplicar a maquilagem, use uma loção adstringente, que dará a sensação de "poros fechados".
  • Não se descuide do filtro solar. A forma em gel costuma ser mais confortável, porém filtros com sistema de absorver a oleosidade também são boas opções.
  • Uma dica: existem lenços que absorvem o excesso de óleo da pele sem a necessidade de remover a maquilagem.

Lembre-se, a pele oleosa não é, necessariamente, mais resistente. Muitas vezes, na tentativa de remover a oleosidade excessiva agredimos a nossa pele, diz Hugo Weiss dermatologista.

A pele mista:


Apresenta a região centrofacial, a famosa "zona T", mais oleosa, com cravos e brilho excessivo. O restante da face pode apresentar pele normal ou mesmo seca.
É o tipo mais freqüente, e merece uma atenção especial, pois o uso de produtos inadequados pode deixar a pele acneica ou muito ressecada.

Orientações para a pele mista:

  • Use somente sabonetes suaves, de preferência com pH ácido
  • Loções adstringentes podem e devem ser usadas, mas somente na testa, nariz e queixo, assim como sabonetes esfoliantes
  • Hidratantes devem ser livres de óleo
  • Usar fotoprotetor diariamente. Dar preferência aqueles indicados para peles oleosas e, se perceber ressecamento, aplicar um hidratante leve
  • A aplicação de ácidos, como o retinóico, ajuda a reduzir a formação dos "cravos"
Seguindo essas regras básicas você certamente sentirá maior conforto com a sua pele!


Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
Fique em contato:


terça-feira, 21 de maio de 2013

A pele normal e a pele seca


A pele normal:

Quando pensamos em pele normal imaginamos que a grande maioria das pessoas teria este tipo de pele. Mas na realidade, o “normal” diz respeito às características deste tipo de pele, e não à sua frequência na população.

A pele normal é caracterizada por ser uma pele equilibrada, tanto na formação da epiderme (camada mais superficial da pele), nível de hidratação, de quantidade de óleos produzida, flexibilidade e coloração. Seu aspecto é suave, liso e aveludado: “pele de pêssego”.

Orientações para quem tem a pele normal:


  • Filtro solar, diariamente: nunca é demais repetir.
  • Fuja dos produtos oleosos ou na forma de gel. Loções suaves, livres de óleo, porém com substâncias hidratantes, São as mais indicadas.
  • A aplicação de ácidos por poucas semanas no inverno ajudam a renovar a pele. Converse com o seu dermatologista.
  • A higiene deve ser feita com água fria e sabonete suave, ao menos uma vez ao dia, antes de dormir. E se você costuma aplicar maquilagem – a pele normal em geral dispensa o seu uso – remova-a cuidadosamente com um demaquilante, antes de lavar a face.

Lembre-se, você tem o tipo de pele que todos buscam: cuide bem dela!




A pele seca:

Fina, mais frágil, quebradiça e muitas vezes com descamação. Os poros são bem fechados e tende a formar ruguinhas finas. Sua camada mais superficial retém pouco óleo e água.


Orientações para quem tem a pele seca:

  • Aproveite a necessidade da fotoproteção diária e use filtros solares que contenham hidratante: assim você se protege, cuida da pele e simplifica a sua rotina.
  • Nunca use água quente para lavar o rosto, assim você preserva om manto natural de hidratação da pele.
  • A maquilagem deve conter elementos hidratantes e sua remoção deve ser realizada com loções específicas. O excesso de sabonete deixará a sua pele mais ressecada e frágil.
  • Não se descuide da região ao redor dos olhos e dos lábios. A pele dessa região muitas vezes necessita de hidratantes específicos.
  • Use e abuse de hidratantes, principalmente à noite, durante o sono. O seu dermatologista poderá indicar o mais adequado para você.

Proteja a sua pele. Ao longo dos anos você perceberá as vantagens deste cuidado diário.





Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Você sabe o seu tipo de pele?

Muitas vezes compramos cosméticos importados, maquilagens caras e a nossa pele fica áspera, opaca, com espinhas. O que pode ter dado errado? 
Provavelmente você não escolheu o produto mais adequado para o seu tipo de pele.

Existe mais de uma maneira de determinarmos o tipo de pele, porém o mais usado na prática avalia a resistência, grau de oleosidade e envelhecimento da pele.

Para ajudar você a não errar mais, montamos um  “teste” simples e rápido.  

Não esqueça que, ao longo da vida a pele sofre mudanças, por isso esta avaliação deverá ser periodicamente repetida.

Vamos lá!


O QUE EU VEJO
A
B
C
D
E
1
Poros dilatados
Sim
Não
Somente testa, nariz e queixo

Não
Não
2
Tendência a formar “cravos”

Sim

Não
Somente testa, nariz e queixo
Não
Poucos, porém com grande diâmetro

3
Brilho excessivo
Sim
Não
Somente testa, nariz e queixo

Não

Não
4
Rugas:
Somente as de expressão, tardias
Rugas finas visíveis na face
Mais profundas principalmente  na testa
Tardias, podem ser profundas, principalmente testa e ao redor dos olhos
Rugas de expressão acentuadas e finas, de aspecto “craquelê”

5
Espessura da pele
Pele espessa
Pele fina e frágil
Pele mais espessa na testa, nariz e queixo, mais fina nas laterais  
da face

Uniforme, elástica, sem brilho ou descamação
Fina e com perda da elasticidade
6
Tendência à descamação

Não
Sim
Não
Não
Raramente

Agora, confira os “resultados", mas você provavelmente já identificou o seu tipo de pele, não é?

Maioria das respostas:

A – Pele oleosa
B – Pele seca
C – Pele Mista
D  - Pele normal
E – Pele envelhecida

Agora aguarde um pouquinho, pois nos próximos posts falaremos um pouco mais sobre estes principais tipos de pele e os cuidados que cada um necessita.





Clínica Weiss, centro de treinamento e referência em Dermatologia e Laser.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista