quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Unhas bonitas e saudáveis

Unhas bonitas e saudáveis | Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
Manter as unhas bem tratadas pode não ser tão simples assim. Algumas pessoas têm uma predisposição para unhas ressequidas e, conforme envelhecem, tornam-se mais secas e quebradiças. Além disso, o aspecto das unhas também podem ser um indicativo de como anda sua saúde. "Sintomas como unhas descamadas e opacas, áreas esbranquiçadas, dificuldade de crescimento e quebra por coisas mínimas podem, `as vezes, refletir o quadro de saúde de uma pessoa que apresenta alimentação inadequada ou alguma doença sistêmica", explica Hugo Weiss dermatologista. 

Lavar as mãos com muita frequência também pode prejudicar as unhas (além de ressecar a pele). O contato excessivo com produtos químicos como sabões, detergentes, removedores de esmalte de unha e acetona, também afetam o aspecto sadio das unhas. 

Alguns tratamentos podem reverter esse quadro e deixar suas unhas mais fortes e bonitas. Veja abaixo as condições básicas para o tratamento:

- Limitar o uso de sabões ao lavar as mãos;
- Secar e hidratar as unhas logo após a lavagem;
- Usar hidratante barreira sobre as unhas, como o da marca comercial "Betalfatrus", que evita a perda de água das unhas por evaporação;
- Evitar o uso de acetona, dando preferência a removedores de esmalte;
- Evitar, se possível, o uso exagerado de esmaltes, apesar de alguns, inicialmente, auxiliarem na melhora do quadro.

O dermatologista Hugo Weiss lembra que unhas frágeis e quebradiças podem ser sinais de doenças sistêmicas. "Consulte um médico para saber se você não possui problemas de tireóide ou para adequar sua alimentação e rever a ingestão de biotina, zinco e outros elementos importante para sua saúde. Muitas vezes o tratamento é personalizado, além das considerações feitas acima", diz Hugo Weiss. 

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista


Fique conectado:


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Como ficar bronzeado sem prejudicar a pele

Nesta época do ano, muita gente está em busca da mesma coisa: um bronzeado bonito. Entretanto, acabam esquecendo dos danos que o sol pode provocar na pele, tanto a curto prazo - com queimaduras e, em seguida, descamação - quanto a longo prazo. Assim, acabam se sujeitando ao sol do meio dia, evitam proteger a pele com um filtro solar e passam horas a fio debaixo do sol, tudo para pegar uma cor.

Bronzeado saudável | Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista"Chega o verão e parece haver um atrito entre dermatologistas e pacientes. Enquanto os médicos recomendam que os pacientes se afastem do sol, os pacientes, por sua vez, se queixam de que querem pegar uma cor. Ocorre o dia inteiro na Clínica", diz Hugo Weiss dermatologista.

A boa noticia é que é possível conquistar um bronzeado saudável sem ter que abrir mão da proteção que o filtro solar oferece. Existe uma fórmula que garante a tonalidade de verão e que ainda possui efeito antioxidante (antienvelhecimento). 

 

Confira abaixo a fórmula para uma bronzeado saudável: 

 

Beta caroteno                                      7,5mg
Licopeno                                             2,5mg
Preparar 60 cápsulas.
                              Tomar 1 cápsula ao dia, pela manhã.

O dermatologista Hugo Weiss lembra, no entanto, da importância do uso do filtro solar durante todo o ano, reaplicando-o com frequência. Além disso, ele também destaca a importância de beber muita água, mantendo o corpo sempre hidratado.
Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista


Fique conectado:


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Alergia a cosméticos: o que fazer?

Vamos imaginar a seguinte situação: você chega ao dermatologista com descamação e ardência nas pálpebras e uma área avermelhada, com coceira no pescoço. Já está há dias com isso. O médico, ao examinar, lhe dá o diagnóstico: reação alérgica, provavelmente causada por cosméticos.

A próxima pergunta é sobre quais os produtos que você está utilizando. São vários: shampoo, filtro solar, hidratantes, corretivos, perfumes, sabonete, demaquilante, maquilagem. O médico especifica: qual o esmalte de unhas que você costuma usar? Você lembra que a reação começou exatamente dias após você ter comprado o seu "produto dos sonhos" que custou caro. Você segue o conselho do médico e suspende o uso do produto. Dias após, junto com o creme de corticóide receitado, desaparecem os sintomas.

"Essa história é muito comum e, se não houver cuidado, esse quadro pode evoluir para complicações maiores, como infecções por bactérias e agravamento do quadro inicial", diz Hugo Weiss dermatologista.

Alergia a cosméticos | Clínica Weiss | Hugo Weiss DermatologistaMas, ao contrário do quadro descrito, na grande maioria das vezes se torna muito complicado determinar qual o produto ou substância que causou a reação. Os cosméticos estão cada vez mais com uma formulação complexa, formados por inúmeras substâncias. Lembre-se que praticamente cada substância da fórmula pode desencadear uma alergia. É bom lembrar que mesmo um produto que esteja sendo usado há muito tempo pode, de uma hora para outra, tornar-se agressivo para o organismo.

Para auxiliar o médico na descoberta do agente causador, além do seu relato das substâncias usadas, a medicina apóia-se na realização do chamado "teste de contato", no qual substâncias que são mais frequentemente causam alergia são aplicadas na pele e mantidas por 48 horas. Após este período é feita uma avaliação pelo médico, e as áreas que apresentam alterações como vermelhidão, coceira ou bolhas são as que correspondem à substância de originou o quadro alérgico. O médico pode, também, acrescentar os cosméticos que você usa, para verificar se eles estão relacionados ao quadro.

Dicas práticas para alérgicos a cosméticos:

  • Se você é alérgico (asma, rinite ou dermatite atópica) a sua chance de desenvolver alergia aos cosméticos é maior;
  • Se você é alérgico a algum cosmético, a sua chance de ser alérgico a outro aumenta;
  • Para antecipar se você é alérgico a algum produto novo, aplique uma pequena quantidade na face interna do antebraço e aguarde algumas horas. Repita por 2 dias consecutivos;
  • Mesmo as marcas mais caras e consideradas melhores podem causar alergia;
  •  A tendência é de que, quanto mais perfumado e colorido for o cosmético, maior a chance de causar alergia.
"A boa notícia é o desenvolvimento cada vez maior de produtos hipoalergênicos de boa qualidade que, ao ser descoberta a razão da alergia e o seu afastamento da sua pele, pode contribuir para que o tratamento evolua de forma muito satisfatória", explica Hugo Weiss dermatologista.
Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista


Fique conectado:


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cuidados com os fungos no verão


Eles são invisíveis a olho nu e estão presentes em toda a natureza. Muitos são resistentes e incômodos. No verão, encontram o ambiente natural ideal para a sua proliferação: umidade, calor e pessoas expostas ao meio ambiente. Estamos falando dos fungos.

Alguns podem causar manchas brancas, vermelhas ou acastanhadas, levemente descamativas que aparecem mais quando estamos suados e afetando principalmente o tronco. É erroneamente denominada “micose de praia” ou “pano branco”.

Fungos no verão | Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
Outros fungos gostam das dobras do corpo, áreas úmidas e quentes como a virilha e os pés, começando por uma coceira, bolhinhas d’água, áreas vermelhas e descamação. São chamados de “pé de atleta”, “micose” ou “impinges”.

Estamos falando apenas das mais comuns. Pessoas que estão num momento de imunidade baixa têm mais chance de adquiri-las. Mas com alguns cuidados podem diminuir bastante a chance de contrairmos estas doenças. Anote as dicas de Hugo Weiss dermatologista:

  • Não ande de pés descalços nos locais úmidos frequentados por muitas pessoas, como vestiários de piscinas, de saunas, nas academias;
  • Não usar objetos pessoais de outras pessoas, como roupas intimas, toalhas e calcados. Isso é totalmente inadequado;
  • Sabe aquele calcado que você adora? Não o use todos os dias! Ele também merece descanso. Deixe-o ventilar;
  • Logo após o banho, mesmo no mar, rios ou piscinas, seque bem os espaços entre os dedos, a virilha e as axilas;

Em caso de aparecimento de qualquer alteração, o seu dermatologista está plenamente capacitado para ajuda-lo. Aproveite esta estação maravilhosa, respeitando essa maravilha que e o seu corpo.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista


Fique conectado:



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Hidratantes ideais para a beleza da pele

Hidratantes para a beleza da pele | Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
Os hidratantes são fundamentais para a saúde da pele. Também estão presentes na formação  de um verdadeiro escudo, para evitar perda de água e que substâncias químicas e microrganismos entrem em contato com o organismo. Além do que, ajudam na regulação da eliminação de células da camada córnea, a esfoliação.

O mercado apresenta inúmeros produtos a venda. Entretanto, é fundamental evitar os que possuam muito perfume, químicos, ou os que sejam de cosmética desagradável, principalmente para os que têm tendência à  alergia - população que cresce a cada dia.  
Segundo o dermatologista Hugo Weiss, o melhor momento para aplicar hidratante no corpo todo é em até 3 minutos após o banho, momento em que a camada superficial da pele é mais capaz de absorver o produto. "Outra dica importante é evitar a tão comum prática de esfoliação forçada da pele e diminuir o uso de sabonetes abrasivos e buchas vegetais", explica Hugo Weiss. 

As substâncias atualmente usadas como hidratantes têm como principais tarefas: retenção hídrica superficial, hidratação ativa, diminuição da perda da água através da pele, hidratantes secundários e hidratação biológica. Por isso que quando observamos a formulação de um produto, várias substâncias são enumeradas. O melhor resultado é obtido com uma formulação equilibrada, que se adapte perfeitamente às necessidades de sua pele.

É importante destacar que o hidratante que é bom para o corpo não é necessariamente bom para o rosto, que é muito rico em glândulas sebáceas, que deixam a pele com maior oleosidade. Outro ponto importante é a hidratação da área dos olhos, onde a pele é mais delgada e sensível, que necessita de uma formulação mais suave. Temos orientado que o  mesmo hidratante das pálpebras seja usado também nos lábios.

Para contribuir para a beleza da sua pele, lembre-se de mantê-la limpa também. Para isso, o melhor sabonete para a grande maioria dos tipos de pele  é o neutro, usado moderadamente. Tudo para preservar o que nós médicos chamamos de manto hidrolipídico, a primeira camada de proteção da pele e do nosso organismo.
Sua pele é única, tem necessidades específicas e sente-se bem com determinada combinação de produtos.  Procure optar sempre por hidratantes formulados com ingredientes naturais e livres de perfumes. 


"E não esqueça: nosso corpo é constituído por percentual muito elevado de água. Ingerir cerca de 2 litros por dia colabora muito para a nossa saúde e bem-estar", lembra Hugo Weiss dermatologista.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Picadas e queimaduras: como aliviar a coceira e a dor

O verão é a época em que mais nos expomos ao meio ambiente. Seja na praia, seja no campo, seja em rios ou piscinas, acabamos dividindo o espaço com aracnídeos, insetos e outros seres vivos. Quando menos esperamos, essa interação acaba causando dano a nossa pele e nosso corpo. E aí, o que fazer?



Verão | Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista


  • Aranhas: 

O Sul e o Sudeste são ricos em aracnídeos, dos mais diferentes tipos, sendo os mais frequentes acidentes ("picadas") causados pela aranha armadeira e pela aranha marrom. A atitude a ser tomada é procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo e ligue para o CIT (Centro de Informações Toxicológicas) pelo fone 0800-721-3000. O atendimento funciona 24 horas. Lembre-se: a ação rápida controla o caso mais rápido.

  • Água-viva: 

Se o número de áreas avermelhadas, lineares e inchadas que aparecerem na pele for grande, procure um pronto atendimento médico. Em caso de lesões localizadas, normalmente compressas geladas seguidas da aplicação de cremes com corticóide ajudam bastante até você estabelecer contato com seu médico.

  • Mosquitos: 

Cresce a cada dia o número de pessoas alérgicas à picada de mosquitos. A primeira medida é a prevenção. O uso de repelentes e a colocação de telas adequadas nas janelas são algumas delas. Compressas com água gelada e chá de camomila são indicados para os casos mais simples. Nos casos em que as lesões são múltiplas, o uso de cremes de corticóide e anti-alérgicos via oral são a medida correta enquanto o seu médico não é contatado.

Hugo Weiss dermatologista aconselha que, em qualquer um desses casos, você evite passar as unhas para aliviar a coceira, pois poderá deixar marcas permanentes. "Tome cuidado especial com as crianças, pois o quadro pode ter consequências mais graves", destaca Hugo Weiss.

Agora, é só seguir essas dicas e aproveitar seu verão!


Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista


Fique conectado:


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Células-tronco, a fonte da juventude?


Imagine chegar ao consultório médico recuperar sua pele de 10 anos atrás com micro injeções. Parece sonho? Parece, mas a ciência está correndo para transformar esse sonho em realidade.

Célula-tronco | Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
 As células-tronco extraídas da gordura humana têm grande potencial em se transformarem em gordura, cartilagem e até células do pâncreas. Além disso, liberam inúmeras substâncias benéficas ao organismo, incluindo o hormônio do crescimento, produtos anti-inflamatórios e estimuladores da formação de vasos. Facilitam a cura de feridas e têm potencial na regeneração de tecidos, como, por exemplo, no envelhecimento da pele.

Inúmeros estudos mostram que as células-tronco podem trazer profunda transformação na forma, atingindo resultados no campo da dermatologia estéticos e em inúmeras outras áreas da medicina. Todos os médicos envolvidos nessas áreas esperam ansiosamente poder usá-las no dia-a-dia.
Mas cuidado: muitas empresas, incluindo fabricantes de cosméticos, prometem milagres com o uso de célula-tronco no tratamento da flacidez, rejuvenescimento, aumento de mamas, diminuição da velocidade do envelhecimento, etc.

"Estamos todos entusiasmados com o grande potencial que essas células oferecem, mas muitas respostas ainda estão longe de serem respondidas e muitos possíveis riscos ainda estão sendo estudados. Ainda falta muito para estabelecer as doses a serem utilizadas, a eficácia e a segurança do método", explica o dermatologista Hugo Weiss.

A Clínica Weiss desestimula e não aplica o método, mas está certa de que os inúmeros estudos realizados no Brasil e em muitos países poderão trazer grandes avanços para a dermatologia e, consequentemente, satisfação para médicos e pacientes. Basta aguardar o momento certo, de olho nos avanços de um futuro próximo, mas com cautela em falsas promessas do presente.

Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista


Fique conectado:



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Vitiligo: avanços no tratamento


O vitiligo é uma doença que se caracteriza por manchas brancas na pele, sem qualquer alteração de relevo ou de sensibilidade. É uma das doenças que mais geram preconceito. A doença não é contagiosa; entretanto, sua gravidade é estética com o aparecimento de manchas pelo corpo, podendo afetar grandes áreas da pele.

Vitiligo | Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista
Exemplo de um caso de vitiligo


Acredita-se que o vitiligo seja causado por uma agressão autoimune, em que o próprio organismo faz com que células de defesa ataquem a célula que fabrica a melanina, o pigmento que dá a cor da pele.  A possibilidade da reversão do quadro é maior quando o paciente inicia o tratamento logo que surge o vitiligo. Além disso, quanto mais jovem for a pessoa, e quanto mais longe as manchas estiverem das extremidades, melhor é a resposta para o tratamento. Toda mancha de vitiligo que passa por traumatismos repetidos, como, por exemplo, manchas na área da barba, tendem a aumentar de tamanho.

É importante a busca de ajuda de um dermatologista, assim que observados os primeiros sinais da doença. Novos medicamentos, tanto por via oral como por aplicação local, têm se mostrado muito eficazes. O tacrolimo e, mais recentemente a sinvastatina, mostraram-se eficazes num bom número de casos. 

"Se você é portador de vitiligo procure o seu dermatologista e discuta sobre a indicação desses e de outros medicamentos. Lembre-se: o início precoce do tratamento representa importante fator de solução no vitiligo", ressalta Hugo Weiss dermatologista. 


Clínica Weiss | Hugo Weiss Dermatologista


Fique conectado:



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Marisa Weiss dá entrevista ao Vida & Saúde

falamos aqui sobre a Ulthera, a nova tecnologia que promove um lifting e o aumento do tônus da pele flácida do rosto. A Ulthera é um aparelho de ultrassom microfocado que atua nas camadas mais profundas da pele,levando à produção de novo colágeno, e assim determinando um aumento da firmeza da pele. 

A dermatologista Marisa Weiss, em entrevista ao Vida & Saúde, dá mais detalhes sobre a Ulthera e explica como o aparelho pode ser uma ótima alternativa à plástica, alcançando até 70% dos resultados de uma cirurgia. 

Assista abaixo a entrevista com a Dra. Marisa Weiss!